F.fitness , Concentração, força e raciocínio rápido. Essas são algumas das habilidades trabalhadas na escalada esportiva, atividade que vem ganhando cada vez mais adeptos no mundo.
Existem diversos tipos de escalada (tanto que é possível realizá-la até mesmo na academia!). No estilo chamado esportivo, o objetivo não é chegar ao cume de uma pedra, por exemplo, mas sim ultrapassar partes difíceis do caminho. Tudo isso, é claro, com muita proteção.
1. A escalada aumenta a força e a resistência física
O aumento da força é um dos primeiros benefícios percebidos pelas pessoas. Isso acontece porque, ao escalar, o indivíduo movimenta diversos membros do corpo, como panturrilhas, antebraços e core (composto por 29 músculos, incluindo os do glúteos).
A consequência disso é que começamos a recrutar fibras musculares que antes estavam inativas, aumentando, consequentemente, a força do corpo no geral. Com o tempo, a pessoa tende a perceber um aumento na resistência física. Afinal, na escalada, existem caminhos de diversos tamanhos e intensidades, o que exige um bom condicionamento.
Subir uma rocha, montanha ou até mesmo uma parede na academia requer do corpo a execução de posições específicas. Para que os movimentos sejam perfeitos, os músculos do corpo precisam se alongar.
No início, é comum que as pessoas sintam dificuldades nesse processo. Após algumas aulas, porém, o organismo ganha mais flexibilidade, o que melhora a movimentação corporal.
Como a escalada trabalha todos os músculos do corpo (principalmente dos braços e das pernas), ela pode ser uma ótima alternativa para quem não gosta de fazer musculação.
Apesar de exigir força e condicionamento físico (assim como a musculação feita em academia), o esporte é mais divertido e dinâmico. Atualmente, inclusive, existe a modalidade indoor, feita em paredes ou placas de madeiras dentro de academias
Há inúmeros motivos para essa afirmação.
O 1º deles se refere ao convívio social. Geralmente, a escalada esportiva é feita em grupo, com pessoas experientes dispostas a ajudar as mais novas. Além disso, quem faz parte de uma comunidade esportiva costuma viajar regularmente para explorar novos lugares para praticar a atividade.
O contato com a natureza é outro ponto importante. Durante um treino, a pessoa tem a oportunidade de apreciar paisagens bem diferentes daquelas das grandes cidades. Tudo isso contribui para melhorar a qualidade de vida.
Ao praticar a modalidade regularmente, portanto, o estresse vai embora e o bem-estar permanece.
Todos os dias, o praticante de escalada enfrenta diversos desafios. Por isso, o esporte requer que a pessoa saiba não só controlar o corpo, mas também os pensamentos.
Nesse sentido, frases como “não vou conseguir” devem ser abolidas. Para ultrapassar os obstáculos, o indivíduo precisa enfrentar os medos e respeitar as suas limitações.
Com o tempo, ele aprende a controlar a mente e descobre até onde o seu corpo aguenta. Esse autoconhecimento aumenta, consequentemente, a confiança em si mesmo. Afinal, a pessoa percebe que consegue controlar o medo e vencer desafios que antes julgava impossível.
No entanto, essa evolução acontece aos poucos. É importante que o atleta comece devagar, escalando rochas baixas, e aumente a dificuldade progressivamente.
Engana-se quem pensa que a escalada se resume em atingir o cume de determinada montanha. Dentro do esporte, existem diversas modalidades com objetivos distintos.
A seguir, conheça as principais e veja qual combina mais com você:
O objetivo da escalada clássica é atingir o topo de determinada pedra ou montanha (geralmente, a extensão da via é superior a 50 metros). Para garantir a proteção dos esportistas, existem grampos para a fixação de equipamentos de segurança.
Na escalada top rage, há uma corda de proteção afixada na parte de cima da rocha. Dessa forma, o atleta consegue segurar o objeto, dando mais segurança aos movimentos.
Nessa modalidade, a escalada é feita em pequenas rochas. O objetivo é vencer partes difíceis do caminho. Como o atleta fica bem próximo ao solo, o uso de equipamentos de segurança é facultativo (exceto a sapatilha e o magnésio, que mantêm as mãos secas).
Como já dissemos, a escalada indoor é feita em diversas academias. Aqui, o atleta sobe paredes que simulam um ambiente natural, incluindo os obstáculos.
Já a escalada esportiva você já conhece: a principal característica da modalidade é vencer partes difíceis pelo caminho. O atleta não precisa, necessariamente, chegar ao topo da rocha. No entanto, é necessário utilizar algumas técnicas de montanhismo.
Para realizar o esporte com segurança, alguns equipamentos são indispensáveis, como:
Além disso, é necessário contar com a ajuda de um bom profissional, que seja bastante experiente na modalidade.
Uma das grandes vantagens da escalada é que ela é bem democrática. Nesse sentido, homens e mulheres de qualquer idade podem se aventurar no esporte. Isso porque a atividade possui diferentes níveis de dificuldade, que vão do iniciante ao profissional.
Se você deseja começar a praticar o exercício, recomendamos iniciar pela modalidade indoor. Além disso, o acompanhamento profissional é sempre indispensável.
Já se o seu objetivo for partir logo para as escaladas feitas em ambientes naturais (como a esportiva), o ideal é fazer um curso preparatório e praticar o esporte na companhia de pessoas experientes. Fazendo isso, você garante a sua segurança e a sua integridade física.
A F Fitness tem como compromisso atende-lo de maneira rápida, prática e segura, oferecendo a maior variedade de produtos, com qualidade indiscutível e os melhores preços.
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade
Segunda a Sexta das 8h as 18h e aos Sábados das 9h as 14h
(11)99216-2091
(11) 3981-0500
Rua Edson Andrade Silva, 17 - Vila Nova Cachoeirinha - São Paulo, SP - 02765-050